O EPS é curiosamente composto por 98% de ar e 2% de matéria-prima com base do petróleo

O EPS Isopor® é a marca registrada da Knauf Isopor®, o produto em si recebe o nome de EPS, um poliestireno expandido da família dos plásticos. A base do EPS Isopor® é o petróleo, que forma 2% do produto final, os outros 98% são composto de ar, portanto, a quantidade de matéria-prima é mínima e permite que o material seja 100% reciclado.

Para conhecer como a composição de petróleo e ar que formam os diversos produtos que utilizamos, é necessário entender o processo de transformação. As empresas recebem o material como poliestireno expansivo. “Usamos uma máquina de expansão que faz o produto - exposto a vapor e temperatura - expandir, permitindo o ar entrar e o gás sair. É possível realizar um teste em casa: colocar água para ferver e esperar ponto de ebulição, assim que a matéria-prima entrar em contato surgem às pérolas de EPS Isopor®, como pipocas” conta Flávia Ceron, técnica da Knauf Isopor®.

A partir desse processo é possível ver as pérolas de EPS Isopor® separadamente, com muito ar. Normalmente as empresas que determinam o tamanho de cada uma dessas pérolas no modelo de seus processos. Nesta fase em que o EPS Isopor® permanece solto, eles são utilizados para preencher produtos como bonecas, puff, travesseiros, entre outros. Para criar outras funções, é necessário moldar o EPS para que se torne uma peça sólida.

Segundo Flávia, é possível fazer um EPS Isopor® sob medida. "Hoje recebemos variedades de matéria-prima e atendemos as especificações que as empresas enviam, respondendo as normas de segurança e estudo de engenharia de cada produto".

Para desenvolver os produtos, a Knauf Isopor® recebe todas as especificações determinadas de como será a peça. "É nessas informações que sabemos qual será a matéria-prima mais resistente às temperaturas e condições técnicas, se não propagará chamas, etc." A densidade é responsável por explicar o tamanho, peso, espessura e também pode ser variada de acordo com cada necessidade de cada cliente. Será o que determinará as pérolas de EPS Isopor®.

Garantia Knauf Isopor®

Quando tratamos de assuntos que garantem segurança e saúde, é sempre bom analisarmos que o produto comprado de fato tenha eficiência. Para garantir que o EPS Isopor® comprado chegue corretamente em suas mãos, a Knauf Isopor® realiza testes interno que comprovam a qualidade do EPS Isopor®, com laudos específicos que protegem o fornecimento do mesmo que foi vendido.

Para cada segmento é necessário uma prova que verifique se as especificações estão corretas. “Principalmente quando se trata de saúde e segurança, a Knauf Isopor® é responsável”, conta Priscila Sucadolnik, executiva de marketing da empresa.

"O teste de estanqueidade, por exemplo, é feito no caso das caixas que são usadas para laboratório, linha food, doméstica, entre outras; essas caixas são submetidas a enchimento de líquido pra validar o tempo sem vazamentos, garantindo a conservação. No caso de testes para densidade, têm alguns processos de empuxo que imergi dentro de um tanque de água que permite o cálculo da densidade, entre outros diversos processos", explica Flávia sobre os procedimentos realizados.



Leia Também