18 de Setembro de 2017 |

Como cortar EPS Isopor®? Dicas e métodos que você precisa conhecer

Como cortar EPS Isopor®? Dicas e métodos que você precisa conhecer

Flexível, resistente, econômico e sustentável, o EPS Isopor® atende às necessidades de diferentes segmentos. Seja na construção civil, no setor automotivo e de embalagens, em decorações, ou no artesanato, o poliestireno expandido apresenta diferentes aplicações e benefícios. Para os profissionais e artistas que trabalham com o material, a praticidade e a qualidade reconhecida também fazem a diferença; mas ainda pode surgir uma dificuldade: como cortar EPS Isopor® com maior precisão e menor desperdício, sem fazer sujeira e correr o risco de despedaçar ou amassar o produto?

Na verdade, essa é uma questão muito simples, e já conta com diferentes técnicas e soluções. Nós preparamos esse artigo justamente para apresentá-las e te ajudar a garantir os melhores resultados e acabamentos. Confira nossas dicas de como cortar EPS Isopor® e transforme os seus trabalhos manuais!

Melhores métodos para cortar EPS Isopor®

Existem diferentes ferramentas para cortar EPS Isopor® sem causar danos ao material, e inclusive são facilmente encontradas. Nós elencamos aqui as mais comuns e eficientes, para você poder definir qual é a melhor conforme a sua necessidade, como curvas, detalhes ou outros formatos.

1. Facas

Pode ser uma faca comum, com ou sem serra, inclusive a faca utilizada para a manteiga; o que faz a diferença para um corte mais uniforme é esquentá-la antes de aplicar no material, mantendo sempre a mesma pressão durante o procedimento.

Há ainda a técnica de passar a faca sob uma vela acesa (branca, de preferência, para não manchar o EPS Isopor®), até que ela acumule cera e, assim, possa cortar o EPS Isopor® de forma regular. Além disso, você também pode utilizar uma faca eléctrica de cozinha, a partir de um movimento ágil e livre de pressão.

2. Estiletes

O mais importante para cortar EPS Isopor® utilizando um estilete é realizar movimentos firmes e curtos, repetindo-os para não correr o risco de o material esfarelar ou amassar. Essa ferramenta é ideal para cortes mais finos e detalhados, basta se certificar de que a lâmina está apropriada!

3. Serras

Serras de ponta, serrotes, arcos de serra, ou serras para metais também são ótimas ferramentas para cortar EPS Isopor® em linhas retas. Para garantir um corte preciso, realize o movimento de forma direta por toda a placa de poliestireno.

4. Cortadores de EPS Isopor®

Obviamente, os cortadores de EPS Isopor® são as ferramentas mais adequadas, próprias para garantir resultados profissionais. Essas ferramentas contam com um arame aquecido capaz de criar uma linha lisa no material, além de também serem os aparelhos mais eficazes para cortar o EPS Isopor® em formatos diferenciados. Apenas mantenha o cuidado e a atenção às instruções de uso!

Dicas para um bom acabamento

Independentemente de qual ferramenta e método você optar, algumas dicas são importantes para obter um resultado melhor. Separamos aqui as principais:

  • Para proteger o EPS Isopor® e evitar que ele esfarele, aplique cola PVA diluída por todo o material;
  • Para facilitar o corte e garantir formas mais definidas, marque o material com lápis ou caneta sem pressionar;
  • Para alisar as bordas depois de cortar o EPS Isopor®, utilize outra placa de poliestireno, esfregando uma contra a outra para polir a superfície do material;
  • Para proteger a sua área de trabalho e os produtos, conte com uma base apropriada, sob uma superfície plana;
  • Para garantir linhas retas no EPS Isopor®, utilize uma régua na hora de conduzir a ferramenta de corte.


Leia Também