Armazenamento de medicamentos: Qual é a melhor forma?

Armazenamento de medicamentos: Qual é a melhor forma?

O armazenamento de medicamentos de forma adequada é fundamental para garantir a segurança e a eficácia dos produtos. Confira os pontos de atenção e as principais dicas para o acondicionamento de seus remédios em casa, no trabalho ou em viagens!

Fatores que influenciam o armazenamento de medicamentos

Temperatura: A principal característica responsável por alterações e deteriorações de medicamentos, uma vez que potencializam reações químicas e a decomposição desse tipo de produto. Para garantir a conservação e a eficácia de remédios, a temperatura indicada geralmente é entre 2ºC e 25ºC, mas é sempre importante verificar as recomendações na bula.

Umidade: Afeta a estabilidade dos medicamentos, além de promover a proliferação de fungos e bactérias no produto.

Luminosidade: Os raios solares podem acelerar reações químicas e prejudicar a estabilidade dos medicamentos. O correto é manter os produtos em locais com iluminação natural, ou com lâmpadas florescentes, sem o contato com fontes de calor.

Manuseio: A agitação ou o contato com outros produtos e materiais podem prejudicar a eficácia e a estabilidade dos medicamentos. Portanto, eles devem ser armazenados em locais limpos e seguros.

Dicas para o armazenamento de medicamentos em casa

  • Um dos erros mais comuns no armazenamento de medicamentos é guardá-los no armário da cozinha ou do banheiro, já que esses ambientes apresentam calor e umidade. Prefira colocá-los no guarda-roupas ou em cômodas, por exemplo;
  • Nunca armazene seus medicamentos junto a cosméticos, produtos de limpeza, perfumes ou alimentos, evitando contaminações;
  • Mantenha os remédios fora do alcance de crianças e animais de estimação;
  • Prefira o armazenamento em caixas térmicas fechadas, protegidas de insetos e outras pragas;
  • Medicamentos termolábeis (sensíveis à temperatura), como a insulina, devem ser acondicionados na geladeira. É importante não os colocar na porta, pois há variação de temperatura, nem no congelador, uma vez que a temperatura mais baixa pode comprometer o produto. Além disso, sempre separe os remédios dos alimentos;
  • Atente-se às instruções de armazenamento nas embalagens ou na bula, bem como à validade dos medicamentos!

Como armazenar os medicamentos durante uma viagem?

  • Procure manter seus medicamentos nas embalagens originais;
  • É fundamental manter a temperatura adequada para os produtos durante toda a viagem (entre 2ºC e 25ºC). Para isso, conte com embalagens próprias para o acondicionamento térmico de remédios;
  • Para medicamentos que precisam ser armazenados em temperaturas mais baixas, acrescente bolsas de gel congeladas na caixa térmica e busque acompanhar as temperaturas com um termômetro digital;
  • Em casos de medicamentos em forma líquida, sempre embale o frasco em sacos plásticos para evitar vazamentos.

Atenção: Nunca descarte medicamentos na pia, em lixos comuns ou em terrenos baldios. Entregue-os no posto de saúde ou hospital mais próximo e garanta a destinação adequada aos produtos, evitando prejuízos ao meio ambiente.

Conte com o EPS Isopor®!

O EPS Isopor® é mundialmente utilizado no acondicionamento e transporte de vacinas e medicamentos, garantindo que os produtos cheguem em segurança aos hospitais, farmácias e postos de saúde.

Além do isolamento térmico, as caixas térmicas de EPS apresentam outras características essenciais para essa função, como higiene, prevenção contra a proliferação microrganismos, resistência ao mofo e à umidade, bem como o atendimento aos padrões exigidos pela ANVISA.

A Knauf é especialista em produtos de EPS Isopor® para o setor da saúde, confira nossas soluções para o armazenamento de medicamentos!



Leia Também