Qual a importância da sustentabilidade para o mundo?

Qual a importância da sustentabilidade para o mundo?

O que muitos ainda não conseguem distinguir é a questão de que a sustentabilidade está diretamente ligada a atividades e ações que visam suprir as necessidades dos seres humanos, por meio do desenvolvimento material e econômico, sem causar danos ao meio ambiente. Os recursos naturais são utilizados com consciência, garantindo que as gerações futuras os tenham sem que as atuais precisem abrir mão deles.

Mas porque a sua empresa deve se importar com a sustentabilidade?

Embora as empresas enxergarem a sustentabilidade como aumento de lucro, a ação vai muito além disso. Poucos empresários entendem que seu empreendimento é relevante para toda a sociedade (empresas pagam impostos, contratam pessoas, usam recursos ambientais e sociais de todos), e para uma empresa se tornar sustentável é necessário administrar o retorno econômico com suas obrigações sociais e ambientais.

O que precisa ser necessário é que as empresas acreditem que a é possível combinar os lucros com a sustentabilidade. Para isso é importante mudar, não somente as atitudes, mas as crenças e valores da mesma. Aqueles empreendedores que tiverem o foco somente no lucro, sem se preocupar com a inserção das empresas na sociedade, vão ver suas receitas diminuírem no médio prazo e suas chances de sucesso, reduzidas.

Como ter práticas mais sustentáveis?

Devemos deixar claro que, assim como empresas, dentro da sua casa a sustentabilidade também devem ser um fator de extrema importância. E você quer saber como atitudes e comportamentos de uma única família ou empresa podem ajudar o seu país a ser mais sustentável?

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

Para as empresas, a sustentabilidade não é somente um benefício ao meio ambiente, mas sim um retorno que ganha. Ao mesmo tempo em que a empresa contribui para o meio ambiente, ela adquire as vantagens de economia na conta de luz e ganho extra com a reciclagem de produtos, em relação aos custos diretos, por exemplo. Mas quando a relação é diretamente com o consumidor, passa a ser vista como uma empresa responsável e servir de exemplo para seus funcionários.

Além do próprio governo reduzir alguns impostos, de acordo com os certificados que as empresas obtenham por adequar o meio ambiente.

Separamos algumas dicas de como você pode ajudar nosso planeta na sua casa e na sua empresa.

• Reduzir o uso do carro, evitando a emissão de gases causadores do efeito estufa;

• Separar o lixo reciclável do orgânico;

• Não jogar óleo de cozinha em ralos de pias — o óleo contamina as águas e mata os ecossistemas nela presente;

• Utilizar energia renovável, como a energia solar, por exemplo;

• Poupar energia, assim você ajuda na economia de água também;

• Fazer uso de produtos reciclados ou reciclar as próprias embalagens. O EPS Isopor® é um ótimo aliado do meio ambiente, sendo um plástico 100% reciclável;

• Verificar a infraestrutura da empresa, para garantir que não está ocorrendo nenhum vazamento de água, ar condicionados ligados sem necessidade, utilização excessiva de papéis, entre outros;

• Produzir somente matéria-prima necessária, evitando que estrague;

• Utilizar de embalagens que não agridam o meio ambiente e sejam fáceis de reciclar, como o EPS Isopor®, por exemplo;

• Mudar a crença da empresa para que os colaboradores da empresa a terem hábitos mais sustentáveis.

Como o EPS Isopor® ajuda na sustentabilidade?

Quando abordamos a questão de empresas se preocuparem com a sustentabilidade, de fato temos uma questão em relevância: as embalagens. Reforçamos cada vez mais a importância de utilizar produtos que ajudem o país na sustentabilidade.

Por anos o EPS não era reconhecido como aliado do meio ambiente, mas hoje muitas pessoas já retiraram essa visão equivocada. O material, segundo Silvia Rolim, assessora técnica da da Plastivida, Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos explica que o fato de você usar o EPS não te faz ambientalmente errado.

A Knauf Isopor®, por exemplo, tem capacidade para reciclar o produto nas fábricas e incentiva as indústrias e pessoas a entregarem o material usado para o processo. “Não só o EPS Isopor® de supermercados, shoppings e locais públicos em geral que geram grande quantidade, mas também trabalhamos para que o EPS Isopor® doméstico chegue até nós. Ficamos satisfeitos em colaborar”, comenta Priscila Sucadolnik, executiva de Marketing da Knauf Isopor®.



Leia Também