Dia Mundial do Meio Ambiente: Qual é a importância dessa data?

Dia Mundial do Meio Ambiente: Qual é a importância dessa data?

Hoje estamos comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, com o objetivo principal de conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos naturais, considerados inesgotáveis até então.

Assim, a partir do evento que ficou conhecido como “Conferência de Estocolmo”, surgiu um novo modo de encarar e tratar as questões ambientais, especialmente nos países mais desenvolvidos. Atualmente, é possível perceber maior preocupação e conscientização em todas as camadas e esferas sociais. No entanto, nem tudo foi resolvido nesses 46 anos.

“Os recursos naturais da terra incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.” - Declaração de Estocolmo, 1972.

Infelizmente, ainda nos deparamos com um alto índice de desmatamento, descartes inadequados de lixo, falta de coleta seletiva, consumo exagerado e inconsciente dos recursos naturais, bem como incalculáveis prejuízos à fauna e à flora.

Os cuidados com os recursos naturais devem sempre ser lembrados. Daí a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente! “A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.” - Declaração de Estocolmo.

De fato, a responsabilidade é de todos, incluindo cada cidadão e instituição privada. A Knauf Isopor®, por exemplo, trabalha em conjunto ao Comitê do EPS, estabelecendo campanhas de conscientização sobre o descarte correto do poliestireno expandido, além de disponibilizar coleta seletiva em todas as fábricas e atuar também na reciclagem do material.

E você? Já sabe como fazer sua parte? Não esqueça de colaborar como puder, não só no Dia Mundial do Meio Ambiente, como em todos os dias do ano!



Leia Também