Saiba como fazer a reciclagem do Isopor®

reciclagem do Isopor® é uma realidade e cada vez mais empresas e pessoas estão começando a adotar em sua rotina a prática de selecionar e separar o EPS Isopor® para ser descartado de maneira correta. Mas você sabe como descartar e como acontece a reutilização do material?

O EPS Isopor® é um material 100% reciclável, formado por 98% de ar e 2% de plástico, logo, seu descarte pode ser feito como qualquer outro produto da família do plástico: em lixeiras de coleta seletiva – da cor vermelha ou em PEVs, Pontos de Entrega Voluntária.

O fato do Isopor® ser reciclável é uma grande vantagem para o planeta. Isso porque ele é um produto indispensável que atende vários setores – desde a fábrica de embalagens para alimentos, vacinas e toda a cadeia logística como também na construção civil, em cada etapa de sua obra.

Cada vez mais, a preocupação com o aquecimento global e também com a exploração de recursos naturais é maior entre vários grupos e líderes mundiais. Por isso, apostar no uso do EPS Isopor® ajuda as empresas a terem uma pegada mais ecológica. Por isso, entender o processo de reciclagem é importante e sobre os tipos possíveis. Confira!

O processo de reciclagem do Isopor®

Na última década, o volume de resíduos sólidos cresceu 21%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), por essa razão, a necessidade de fazer a reciclagem do Isopor® é tão importante de ser discutida.

Atualmente, cerca de 34% do EPS é reciclado no Brasil, de acordo com a Plastivida, o que coloca o país acima da média em relação às grandes potências europeias, mas considerando o potencial de reciclagem, ainda há muito a ser melhorado. A seguir, saiba mais sobre o processo de reciclagem mecânica do Isopor®!

Reciclagem mecânica

O processo de reciclagem mecânica é o mais utilizado atualmente. O processo ocorre com a recuperação do EPS Isopor® e dando nova forma, transformando-o em um novo produto plástico. Para isso, é importante que o material seja separado e limpo, para só assim ser recuperado.

Se você quer conhecer mais sobre a reciclagem do isopor®, temos um e-book completo sobre o assunto para você entender. Clique aqui e baixe gratuitamente!

Onde fazer o descarte e garantir a reciclagem do Isopor®?

Existem três formas principais de fazer o descarte do EPS Isopor®: por meio dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntárias), pela coleta seletiva e também por meio das lixeiras destinadas ao lixo plástico. Várias opções e muita facilidade para você conseguir escolher a melhor opção!

Pensando em expandir a coleta e reciclagem do Isopor®, a Knauf Isopor®, líder mundial na fabricação de poliestireno expandido e membro do comitê EPS, tem o objetivo de promover a educação ambiental e estimular a reciclagem do material através do processo de economia circular. Além disso, a empresa disponibiliza PEVs em suas unidades: São Paulo (SP), Atibaia (SP), Joinville (SC), Manaus (AM), Sapucaia do Sul (RS), São Simão (SP), Sarzedo (MG) e Simões Filho (BA). Você pode encontrar o mais próximo da sua casa clicando aqui!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

Rolar para cima