22 de Fevereiro de 2018 |

EPS Isopor® e XPS: Entenda as diferenças e semelhanças

EPS Isopor® e XPS: Entenda as diferenças e semelhanças

Quando você vai ao mercado, certamente, encontra diferentes produtos dispostos em bandejas de um material muito parecido com o EPS, ou ainda, quando faz um pedido de delivery, por exemplo. No entanto, apesar de muitos chamarem esse material de EPS Isopor®, na verdade, o nome dele é XPS, utilizado em bandejas e embalagens descartáveis, como na foto da direita. Entenda as diferenças!

XPS ou EPS Isopor®: Acabe com a confusão

O EPS, sigla para poliestireno expandido, é produzido a partir de pequenos flocos que passam por um processo de expansão. O material que encontramos no mercado ou na papelaria, como as placas para trabalhos manuais ou as caixas térmicas, é 98% composto de ar e 100% reciclável.

Já o XPS, sigla para poliestireno extrudido, é obtido por meio de um processo de extrusão, onde são aplicados outros gases expansores. Há sim algumas características similares, como a leveza, reciclagem, capacidade de evitar a proliferação de microrganismos e o isolamento térmico, sendo ambos os materiais muito utilizados no segmento da construção civil e de embalagens.

Entretanto, o poliestireno extrudido é produzido com densidades diferentes, a partir de 38 kg/m³ e até 47 kg/m³ no Brasil, enquanto o poliestireno expandido pode atingir tanto densidades mais baixas como mais altas, em razão do processo industrial. Dá uma olhada no nosso artigo sobre os tipos de EPS Isopor® para entender direitinho a densidade aplicada para cada uso do material!

Na visão do consumidor, os materiais podem ser muito parecidos, mas as diferenças também são visíveis! O EPS Isopor®, por exemplo, apresenta as típicas bolinhas em sua superfície, enquanto o XPS possui células mais fechadas e a aparência mais uniforme.

A Knauf Isopor® trabalha apenas com o EPS Isopor®, processando o material para diferentes finalidades e segmentos. Assim, a empresa fornece as famosas caixas térmicas, tanto para o setor alimentício quanto o químico, ou ainda as placas para aplicação na construção civil e peças automotivas. Conheça toda a linha de produtos da Knauf!



Leia Também