Cuidados no transporte de alimentos

Cuidados no transporte de alimentos

A ANVISA considera como produto alimentício perecível todo e qualquer produto alterável ou não estável a temperatura ambiente. Devido a essa característica, o transporte de alimentos regras estritas de procedimento, e demanda materiais adequados – como o EPS Isopor®.

Tipo de carga

Existem diferentes tipos de cargas alimentícias perecíveis que caracterizam transporte de alimentos:

  • Ovos;
  • Crustáceos, moluscos e frutos do mar;
  • Alimentos congelados ou super gelados;
  • Carnes, aves, peixes e derivados;
  • Levedura e fermentos;
  • Frutas, legumes e cogumelos;

Cada tipo de carga tem suas especificações quanto a temperatura, iluminação, ventilação, entre outros. É imprescindível que, antes da acomodação para o transporte, isso seja observado e as condições adequadas sejam providas.

Carga e descarga

Os processos de carga e descarga antes e depois do transporte de alimentos, bem como a acomodação em si, não podem representar risco de dano ou deterioração aos produtos. Os materiais utilizados para esse processo também não devem ser uma fonte de contaminação ou dano aos produtos.

Nesse quesito, o EPS Isopor® oferece a vantagem de constituir um produto inócuo – ou seja, não permite o crescimento de microrganismos, se enquadrando dentro dessa exigência relacionada ao transporte de alimentos.

Veículo

Os veículos para transporte de alimentos devem, obrigatoriamente, ter controle de temperatura e termômetro calibrado de fácil leitura.

Os métodos de limpeza para o veículo devem ser apropriados para o tipo de perecível transportado, e a superfície interna do veículo feita de material liso, resistente, impermeável, atóxico e lavável.

Acompanhamento

O acompanhamento durante o transporte de alimentos é imprescindível: Temperatura e umidade devem ser controladas de acordo com as condições necessárias para cada tipo de carga alimentícia.

O EPS Isopor®, nesse caso, proporciona melhor controle desses fatores, já que suas propriedades físicas constituem ótimo isolamento térmico e proteção contra umidade e vapores.

Restrições no transporte de alimentos

Não é permitido transporte de cargas perecíveis com pessoas ou animais, nem de produtos alimentícios crus e pronto no mesmo veículo. Deve ser observado também se qualquer um dos alimentos transportado apresenta risco de contaminação. Nesse caso, o transporte concomitante de outras cargas alimentícias é terminantemente proibido.

O EPS Isopor® proporciona as melhores soluções na área alimentícia. Conheça os produtos para acomodação de perecíveis da Knauf Isopor®.



Leia Também