Lajotas de EPS Isopor®: Técnicas, vantagens e soluções

As lajotas de Isopor® são peças pré-moldadas ou recortadas em poliestireno expandido (EPS) que encaixadas nos vãos entre as vigotas de concreto com treliças metálicas, formam o conjunto da base da laje para então serem concretadas. Figura 1.

 

==$0 Figura 1: vista de encaixe das lajotas EPS nas vigotas

Figura 1: vista de encaixe das lajotas EPS nas vigotas

 

Essa estrutura, diferentemente de outros tipos de materiais para laje, pode ser comprada pronta, com capacidade de atender aos mais diversos portes e estilos arquitetônicos. As lajotas podem ser encontradas em diferentes tamanhos.

A lajota de Isopor® se destaca por oferecer muitas vantagens para um projeto, como o baixo custo e resistência mecânica. Além disso, este tipo de cobertura garante melhoria no desempenho térmico e acústico, o que auxilia no cumprimento de requisitos de desempenho da edificação. Por conta dessas vantagens, o maior consumidor de EPS Isopor® é o segmento da construção civil.

Apesar de sua leveza, a lajota de EPS é capaz de suportar até mesmo o deslocamento de pessoas sobre a cobertura. Elas também são flexíveis em relação ao tamanho da moldura em cada caso, o que reduz as chances de erros com recortes. Além disso, as lajotas oferecem menor risco de trincas e quebras, devido à elevada resistência mecânica da matéria-prima.

 

Como instalar uma lajota de EPS Isopor®?

Figura 2

Em comparação a outros materiais, a instalação de uma lajota de EPS se destaca por sua facilidade, tanto no transporte do produto como também em sua aplicação e manuseio.

De acordo com o Viva Decora, o primeiro passo é fazer uma estrutura treliçada com vigas de concreto (vigotas) ou ferragens, que serão usadas como o suporte para as placas de EPS Isopor®.

Para definir a espessura e a quantidade de ferragens necessárias, é preciso fazer uma análise mais detalhada e específica de cada obra. Geralmente, a espessura da lajota de Isopor® pode variar de 12 a 30 centímetros.

Após a colocação das lajotas na estrutura, é importante que seja feito o cimbramento da laje (que auxilia na distribuição de carga da laje) antes da concretagem.

A concretagem é feita por sistema de bombeamento mecânico, que auxilia na distribuição uniforme do concreto melhorando assim o adensamento entre as vigotas e a lajota de Isopor®. Depois da cura do concreto e retirada do cimbramento, a cobertura está pronta!

É importante ressaltar que a lajota de Isopor® reduz o consumo de cimbramento, aço e concreto em razão de leveza e resistência mecânica.

A seguir, confira as principais diferenças entre as lajes para coberturas construídas em cerâmica e em EPS Isopor®.

Lajota de EPS Isopor® resiste peso?

As vigotas no interior da laje possuem barras de aço que resistem aos esforços de tração, enquanto as camadas de concreto são responsáveis por aguentar a força de compressão. Logo, esse conjunto auxilia a segurança da cobertura.

É importante deixar claro que o EPS Isopor® é o preenchimento da laje, ou seja, ele é responsável por deixar a obra mais leve, mais econômica e reduzir o volume de concreto.

Vantagens da lajota de EPS Isopor®

  • Redução do peso em uma obra;
  • Isolamento térmico e acústico;
  • Prevenção contra mofo e umidade;
  • Alta resistência mecânica;
  • Facilidade de manuseio;
  • Baixa absorção de água;
  • Conformidade com as normas técnicas;
  • Menor consumo de aço, concreto e escoramentos;
  • Baixo índice de reposição de material por quebras;
  • Agilidade no processo de montagem;
  • Sustentabilidade – material 100% reciclável.

 

Tipos de lajota de EPS Isopor®

Preocupada em inovar no segmento da construção civil, a Knauf Isopor® desenvolveu diferentes soluções para lajotas em EPS. Os pilares desta criação são a praticidade, agilidade e qualidade nas construções.

A seguir, conheça a linha de produtos da Knauf Isopor® para lajotas:

Lajota recortada de EPS Isopor®: utilizadas como elementos de enchimento e fôrma em lajes, as lajotas recortadas em poliestireno expandido (EPS) reduzem o peso da obra e garantem isolamento térmico e resistência mecânica.

Figura 3: Lajota Recordada

Lajota moldada de EPS Isopor®: recomendada para lajes treliçadas, a lajota possui rugosidade e maior adesão ao revestimento. Seu acabamento é superior e possui maior eficiência mecânica para a construção.

Figura 4: Lajota Moldada

Baixe nosso ebook!

A construção civil é um dos segmentos que mais utilizam o EPS Isopor®, principalmente na utilização de construção de lajes.

O produto é 100% reciclável, um grande diferencial atualmente, já que as questões ambientais são cada vez mais cobradas e levadas em consideração. Para conhecer melhor o uso e as vantagens do EPS Isopor® na construção civil, clique aqui e baixe nosso e-book gratuito!

A Knauf Isopor® foi a responsável por registrar a marca EPS Isopor® no Brasil e, há mais de 30 anos, oferece um produto que atende aos mais diversos segmentos e aplicações.

Ficou interessado em alguma das soluções para lajes de EPS Isopor®? Entre em contato e tire suas dúvidas com nossa equipe de atendimento!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

Rolar para cima