Tendências e Inovação para Construção Civil em 2021

A construção civil é um dos principais setores na economia brasileira e em 2021 deve apresentar grandes resultados. De acordo com as projeções divulgadas no final de 2020 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor deverá ter um aumento de 4% em seu Produto Interno Bruto (PIB), após um recuo de 2,8% em 2020 – principalmente pela pandemia do Covid-19.

Caso ocorra a confirmação da projeção, essa será a maior alta desde 2013, quando o mesmo teve aumento de 4,5%. Tal dado mostra que o setor será um dos mais fortes para esse ano, tanto que terá crescimento maior que o da economia, já que o PIB brasileiro do ano crescerá 3,2%, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Com um alto crescimento, precisamos entender quais são as principais tendências e inovações para o setor da construção civil. O mercado tem apresentado mudanças e sairá na frente quem apresentar e utilizar as principais tendências.

Inovação no setor da Construção Civil

Após um ano de grandes mudanças e todos os setores precisarem passar por adaptações, o mercado da construção civil voltará com grandes perspectivas para os próximos anos. Quando falamos sobre inovação, estamos falando sobre aprimoramento e de gestão que possibilite o cumprimento dos objetivos de uma organização.

Inovação é o que muitas vezes garante a sobrevivência e renovação das empresas. Um exemplo que podemos citar é o uso de máquinas quer perfuram os solos para a construção de linhas de metrôs, algo que poderia não existem sem esta inovação.

No ramo da construção civil, vale destacar que a inovação não ocorre somente em novas tecnologias e máquinas, mas também na gestão de obras, organização, produtos, entre outros. É importante que haja soluções voltadas para a superação de um desafio do setor, portanto, a inovação pode tanto atuar em um cenário micro (gestão de obra, função dos colaboradores e respectivas proteções), quanto em um cenário macro (economia, política, meio ambiente).

Tendências para o setor da Construção Civil em 2021

Com constantes inovações e avanços no mercado, novas tendências surgem com o passar do tempo. O setor econômico tem apostado muito no setor, pois o mesmo apresenta maior potencial e tem apresentado uma das melhores taxas de crescimento. Confira as principais tendências para o setor em 2021:

O uso da tecnologia 3D

O uso do 3D é outra tendência no setor. Através dessa tecnologia será possível permitir que o cliente consiga testar de maneira mais rápida, possibilitando assim a prototipagem, ou seja, agilizar a tomada de decisão do negócio.

Pré-moldados

Os pré-moldados são mais uma tendência no setor. A construção modular não é atual como imaginamos, mas se tornou uma tendência devido a sua facilidade para a realização de atividades de maneira simultânea, melhora do cronograma de obras e traz redução de custos e de prazo, além de garantir maior sustentabilidade.

Realidade virtual

A realidade virtual tem ganhado cada vez mais espaço nas construções, uma vez que elas podem auxiliar ainda mais o profissional na compreensão do design tudo por meio de uma projeção 3D. Sedo assim, é possível identificar erros ou reparos a serem feitos, bem como estimar manutenções e realizar treinamentos em situações de risco.

BIM

O BIM (Building Information Modeling) é uma nova tecnologia que será tendência na construção civil. Essa tecnologia é um software de modelagem em 3D que garante aos profissionais reunirem todos os componentes de todos os fornecedores em um só local.

O BIM ainda facilita todo o profissional na tomada de decisões, reduzindo o custo de maneira muito significativa.

Cidades Inteligentes

O conceito de cidades inteligentes também é outra tendência no setor da construção civil. Elas são projetos que abrangem construções sustentáveis e soluções para a otimização de recursos naturais e de energia.

Todas as soluções apresentadas no conceito impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas, como melhorias no transporte e maior conectividade.

Sustentabilidade

A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço no setor da construção civil. O setor é o que mais gera resíduos sólidos, com cerca de 50% de toda a produção mundial. Com o alto número de resíduos, fica claro que o prejuízo é grande ao meio ambiente.

A busca por alternativas sustentáveis é uma forma de garantir a redução de custos, diminuir o impacto no meio ambiente, além de ser um destaque em relação aos concorrentes. O EPS Isopor® é um material composto por 98% de ar e 2% de plástico, sendo 100% reciclado.

O uso deste material, além de garantir mais sustentabilidade para a obra, ainda proporciona maior economia de tempo, redução do desperdício de materiais, prevenção de acidentes, entre vários outros.

A Knauf Isopor® é uma empresa referência em soluções de EPS Isopor®, e atua com projetos e materiais com um grande foco em sustentabilidade. Fale agora mesmo com um de nossos consultores ou acesse o nosso site e confira mais sobre a nossa filosofia sustentável.

Você também pode baixar agora o nosso ebook exclusivo “5 Dicas de como usar o EPS Isopor® para ter mais economia e rapidez na construção civil” e ficar ainda por dentro do uso desse material no setor.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos

Mais lidos

Rolar para cima